Conheci a banda por meio de uma revista digital (agora não me lembro se foi na Rock Meeting ou na Hell Divine) que anunciava o retorno deles após um hiato de se não me engano,2 anos.
O Tuatha de Danann foi formado em 1995. Em 1996, lançou sob este nome a fita demo The Last Pendragon. Na época sua sonoridade era mais voltada para o doom metal, embora já se avistasse as influências célticas, e logo se destacou dentre as demais bandas do cenário nacional, rendendo críticas positivas na mídia especializada. Após este período a banda mudou seu nome para Tuatha de Danann, que melhor representa a temática proposta. O nome vem da mitologia céltica e significa "o povo da deusa Danu", seres encantados que teriam habitado a Irlanda e dominavam a arte, a ciência, a poesia e a magia.
Para a nossa alegria (fãs do gênero) a banda está ativa novamente e já vem arrebentando tudo com uma agenda de shows bem completa e projetos a todo vapor. Posso afirmar com convicção que seus discos são muito bem feitos e interpretados e com certeza botarão sua imaginação pra funcionar (eu pelo menos viajo a beça curtindo o som).
Confira abaixo links da banda e duas músicas pra conferir o som:
