Segundo Pedro Salles, No final de 99, ele juntou algumas composições dele que não se encaixavam em outras bandas que ele tocava na época e decidiu montar uma banda para executá-las. Depois de algumas formações, encontrou o Raphæl G. e o Nathan Thrall que eram pessoas ideais para a banda e começaram a gravar o disco Ravishing Beauty, lançado em 2002.
Dois anos depois, em 2004, o álbum How Innocence Dies foi lançado, também pela Hellion Records. Foi com este lançamento que o Avec Tristesse conseguiu reconhecimento nacional, tocando com bandas como o Dark Funeral e o Dimmu Borgir, alem de fazer duas turnês pelo sul do Brasil. No começo de 2005, o tecladista Flávio Vizeu deixou a banda, sendo logo substituído por Rigel Romeu. Nathan Thrall deixou a banda em 2006 sendo substituído por Braulio Azambuja.
Após alguns shows e a gravação do terceiro álbum Use & Control, a banda decide em 2007 entrar em uma fase de hibernação que durou até 2013, quando o disco Use & Control é finalmente lançado pela gravadora Warlock e uma nova formação é reunida com Nathan Thrall agora nos vocais e guitarras no lugar de Alexandre Granhen que não quis fazer parte deste projeto, além de Fabio Guilherme no baixo substituindo Rafael Gama que estava se mudando para a Europa.
Confira abaixo links da banda e duas músicas pra conferir o som:
