Colligere foi uma banda de Hardcore Curitibana formada em 2000 e que encerrou suas atividades em 2008. E em oito anos de carreira, conquistaram uma leva de fãs por todo o Brasil.
Com Letras inspiradas no cotidiano, poesia, filosofia e que falavam sobre mídia independente, amor, cooperação e amizade a banda lançou três álbuns (e um Split com a banda Faded Grey) entre 2001 e 2007 e declarou o fim oficial no dia 30 de novembro de 2008, na abertura ao show da banda canadense Comeback Kid, no Hangar Bar.
Formada por Rodrigo Ponce (voz), Paulo (bateria) e os irmãos Brunno (guitarra) e Gabriel Covello (baixo), era constantemente classificada como Straight Edges, mas os integrantes deixavam claro que a banda não gosta de ser classificada como tal, pois mesmo admitindo não beberem, fumarem ou consumirem qualquer tipo de droga, não queriam ditar a ninguém seus modos de vida alternativos. O Colligere encerrou suas atividades quando o vocalista Rodrigo Ponce decidiu simplesmente não querer cantar mais na banda e, com isso, os outros integrantes resolveram então não dar continuidade ao trabalho. Está noticia pegou muitos fãs de surpresa, pois eles haviam lançado recentemente o álbum "Palavra", que pra muitos se tornara um clássico do Hardcore nacional. Até hoje, muitos fãs aguardam ansiosamente o retorno do Colligere a cena, trazendo com sigo letras inteligentes e inspiradas que fizeram desta uma banda impar em Curitiba.
Confira abaixo links da banda e duas músicas pra conhecer o som: